Em junho eu viajei com meus pais e as meninas pras Montanhas Rochosas canadenses: Banff e Jasper. Meu marido infelizmente nâo pôde ir com a gente porque estava trabalhando e estávamos pra ir pro Brasil em julho. Mas era uma viagem que meus pais queriam muito fazer e, apesar de eu ficar super dividida, acabei aproveitando a oportunidade e passar esse tempo com eles nessa viagem. Fazia tempo que eu queria voltar lá, a primeira vez que fomos foi em 2005, há 10 anos! A Laura tinha 1 aninho e eu nem sonhava em morar no Canadá na época. Aliás, foi naquela viagem que a vontade de vir pra cá despertou na gente.
De Vancouver até Banff são mais de 800 quilômetros. Dá pra fazer num dia só, mas decidimos parar em Kelowna, a 390 quilômetros de Vancouver, praticamente na metade do caminho. Queríamos fazer a mesma rota que fizemos na primeira viagem. Saímos cedo de casa e lá pelas 2 da tarde chegamos em Kelowna. Só passamos uma noite ali.
Kelowna é uma das cidades que fica na beira do lago Okanagan, um lago estreito e super comprido (135 km de extensão) no interior de British Columbia. Essa região, o vale do Okanagan, é como se fosse a região dos Lagos no Rio, é pra onde todo mundo vai no verão principalmente. A região é bem seca e quente. Todo o vale é salpicado de vinícolas. A gente visitou outra cidade do Okanagan em 2011, Penticton.
Meu pai queria ir no mesmo restaurante onde almoçamos em 2005. Peguei o guia da cidade e tentei lembrar o nome do lugar. Sabia que era numa das vinícolas locais. Eu sou bem boa de localização e lembrava de qual lado do lago ficava o restaurante: Summerhill. Lembrava da garrafa gigantesca no pátio, a vista deslumbrante.
Entramos, sentamos, e ao ver o cardápio, vimos que não tínhamos muitas opções que as crianças comessem. Eram poucas opções de sanduíche, peixes e outras coisas que elas não iam comer mesmo. E tudo bem caro, bem diferente do que era há 10 anos. Optamos por comer em outro lugar onde elas se alimentariam melhor. Pessoalmente, não gosto disso, de entrar num restaurante e sentar, e depois mudar de ideia e sair. Morro de vergonha. Mas tive que engolir a vergonha ou minhas filhas não comeriam direito e a gente ia ter que acabar indo em outro lugar depois dali mesmo. Achamos um White Spot na cidade. Não comemos com essa vista linda, mas comemos bem.
2015:
2005:
Depois do almoço, demos uma volta pela cidade, num parque nas margens do lago. Estava bem quente naquele dia, uma segunda-feira, uns 30 graus. Não imaginei que fosse passar tanto calor.
Ao chegar na beira do lago, vimos que tinha uma praia. Eu não tinha ido preparada pra ficar na praia, obviamente. A gente estava dando apenas uma volta. E eu nem tinha levado roupa de banho pra ninguém porque os passeios seriam todos pra caminhar, não ficar parado num lugar, e muito menos pra ficar dentro da água.
Mas as meninas ficaram doidas com o lago e queriam molhar os pés pelo menos. Eu estava quase me descabelando, não queria deixar, os pés iam ficar cheios de areia e elas nem estavam de chinelo. O vô voltou pro carro pra pegar os chinelos delas. E eu as deixei chegar na beirada do lago. E elas foram entrando, e molhando a bainha da roupa. A neurótica da mãe percebeu que estávamos de férias, por que não deixar as crianças se divertirem? Falei que poderiam entrar de roupa e tudo, se quisessem, mas que não reclamassem de estar molhadas depois. A gente não ia voltar pro hotel naquela hora, não ia dar pra trocar de roupa.
E elas entraram. De roupa e tudo.
Depois que elas se refrescaram na água, continuamos andando pelo parque. Tinha uma área com pedalinhos, mas chegamos ali quando eles já estavam fechando. Já era 5 da tarde, com esse solzão.
Achamos um parquinho e passamos um tempo ali olhando as meninas brincando. Tão gostoso ficar assim de bobeira, sem compromisso com o relógio, sem pressa. Deu muita vontade de ficar mais tempo ali em Kelowna, de tão bom. Quero um dia voltar lá pra ficar mais tempo e poder aproveitar melhor as praias e outras atrações.
O nosso hotel foi o Comfort Suites Kelowna. Todas as reservas eu fiz pelo Expedia e conseguimos ficar os cinco num quarto só em todos os lugares. O hotel era bem arrumadinho e limpo. O quarto tinha uma cama tamanho king e um sofá cama. Café da manhã era incluído na diária, 150 dólares.
Uma das coisas mais gostosas dessa viagem era justamente o trajeto de um lugar pra outro. As estradas eram lindas, a cada curva uma paisagem diferente e magnífica. A gente nem vê o tempo passando de tanta coisa linda que nossos olhos contemplam pelas estradas até as Rochosas.
Na manhã seguinte, continuamos a viagem até Banff. Aguardem o próximo post.